Escolha uma Página

como-enfrentar-o-desemprego-com-ajuda-da-internet

Veja o que fazer para ganhar dinheiro no mundo online

Se você está desempregado ou em vias de perder o emprego você precisa ler este artigo até o final. Nele você vai descobrir como enfrentar o desemprego de uma forma mais criativa, mais proativa, aproveitando o potencial de um mercado cada vez mais ascendente.

E acredite: mesmo que você queira continuar sendo empregado, mas querendo aumentar sua renda mensal você pode ainda utilizar-se destas ferramentas para melhorar o desempenho de sua renda.

Bem, mas antes de eu chegar até esta saída ou saídas deixa eu te falar porque eu decidi escrever este artigo. Esta é um pouco da minha história…

saiba-um-pouco-da-minha-história

Eu sempre fui empregada, de carteira assinada, com todos os direitos legais. Na maioria dos meus trabalhos eu ganhava bem. Porém, durante meus 20 anos de profissão como jornalista trabalhei para todo tipo de chefe que me rendeu muitos cabelos brancos.

E apesar de acreditar no meu potencial como profissional eu avaliava que ser empregada de alguém era muito bom mesmo. Isto porque nunca passou pela minha cabeça que ficar sem carteira assinada seria a minha melhor estratégia para ganhar mais e não depender de pessoas difíceis profissional e pessoalmente.

Em meu último emprego eu pedi demissão para resolver uma questão de saúde familiar. Mas antes de fazer isso em outro momento neste mesmo local de trabalho, a minha demissão já era certa, pois a pessoa na qual eu substituía estava voltando.

Com a minha visão limitada sobre como ganhar dinheiro de outra forma, eu pedi para ficar. Afinal, eu tinha contas pra pagar e todo aquele rosário de problemas que eu julgava ter por minha total falta de ambição por algo que realmente agregasse valor para mim. E acabei ficando no emprego.

eu-me-humilhei-para-continuar-no-emprego

Como você viu, eu tive que pedir, por favor, para ficar. Não porque o emprego era maravilhoso, mas sim porque eu queria comodidade. Para que procurar outro trabalho se eu já estava acostumada com esse? Eu me recusei a acreditar que eu poderia ter minha própria fonte de renda e preferi ficar fazendo a mesma coisa, ganhado o mesmo salário.

E com certeza eu sei que se você não passou por isso, conhece ou vai conhecer alguém que já enfrentou essa situação ou algo parecido. E acredite, não é nada confortável!

Mas como disse, um tempo depois pedi demissão. E mesmo com o dinheiro restante que recebi, eu comecei a me preocupar com o que seria a partir de agora: ‘estou desempregada. Vou buscar um novo emprego ou acreditar no meu potencial, melhorá-lo e aperfeiçoá-lo?’

Bem, você já sabe o que aconteceu. Eu decidi ser empreendedora e fazer o que eu sempre gostei e ganhar dinheiro com isso… escrever, ensinar e liderar.

Então o que eu fiz? Qual foi a minha solução para ganhar dinheiro?

minha-solução-para-ganhar-dinheiro

Eu aproveitei o potencial da internet para divulgar o meu serviço: marketing de conteúdo, que engloba também escrever conteúdos de qualidade para empresários e empreendedores.

São textos que passam conhecimento, que atendem a uma necessidade, resolvem um problema, respondem à uma questão e vendem um produto ou serviço de forma envolvente, agregando valor ao público-alvo.

E é justamente sobre o poder da web que eu quero falar com você. Sobre as redes sociais e sobre ter um blog. Sobre Como enfrentar o desemprego com a ajuda da internet.

Você sabia que você pode enfrentar o desemprego usando estes canais virtuais para vender seu produto ou serviço? Isso mesmo!

Mas como assim?

Bem, eu comecei a divulgar o meu serviço. Faça o mesmo!

eu-comecei-a-divulgar-o-meu-serviço

Acredite no poder desses canais, simples assim. Perceba que hoje as pessoas estão cada vez mais conectadas. E quando têm alguma dúvida, sentem alguma necessidade elas vão buscar onde? Na internet!

As pessoas não buscam apenas em mecanismos de busca como o Google! Elas vão pesquisar também em outros canais. Além disso, as mídias digitais são ferramentas poderosas para divulgação de produtos ou serviços. Elas ajudarão você a ter presença online, a ser reconhecido como autoridade naquilo que você sabe fazer de melhor.

E quando há demanda, você tem que aproveitar para mostrar, sugerir a sua oferta. Essa é uma excelente forma de como enfrentar o desemprego

Isto faz sentido para você?

Se sim continue comigo.

E qual seria a sua oferta? Pense por alguns instantes…

Pensou em que você pode ajudar estas pessoas? Você é bom em que? Em português, em inglês, em avaliar carros usados? Em matemática? Em moda? Em vender bem? Percebe que há uma infinidade de opções, temas?

Então vamos ver os canais gratuitos que você deve estar presente. Confira alguns:

Facebook

Queridinha de milhões de brasileiros. É uma rede gratuita e você pode estar presente nela com perfil pessoal ou uma Fanpage. No Facebook você pode postar tanto textos, cards, imagens como vídeos. E se você tiver dinheiro pode impulsionar suas postagens pela sua Fanpage aumentando ainda mais seu raio de ação, ou seja, mais pessoas vão ver sua postagem.

Impulsionar é a mesma coisa de pagar ao Facebook para que aquela postagem apareça para um número maior de pessoas. Para isso, você precisa segmentar seu público no momento que estiver preparando o anúncio para impulsionar. Você pode saber mais lendo também o artigo do especialista em vendas online, Mendelson Thomé: Por que anunciar no Facebook?

Youtube

O canal é uma forma de você divulgar seus produtos ou serviços e uma boa saída de como enfrentar o desemprego. E como fazer isso? Com vídeos. “Ah! Mas eu preciso ter uma câmera muito boa.” Não mesmo!

Você só precisa de um smartphone para gravar vídeos ensinando as pessoas algo que elas ainda não sabem fazer ou sequer tinham ideia de como era possível. Com o tempo você pode se profissionalizar e aí investir em outros equipamentos. Mas por enquanto eu vou te dar alguns exemplos:

  1. Se você trabalhava como contador na antiga empresa, que tal fazer vídeos ensinando as pessoas sobre finanças pessoais, sobre como organizar a contabilidade pessoal?
  2. Se você trabalhava como recepcionista, dê dicas de como ser uma boa recepcionista, de como atender bem ao cliente, como atender ao telefone de forma atenciosa e profissional.
  3. Se você trabalhava como gerente de RH ensine as pessoas como se comportar em uma entrevista de emprego para não passar vergonha, como elaborar um currículo vencedor, qual melhor vestimenta  para uma entrevista de emprego.

Instagram

Esta rede é considerada um aplicativo de imgem muito popular entre os brasileiros. Nele você pode compartilhar vídeos curtos de até 1 minuto, imagens ou cards que vão fazer toda a diferença na vida das pessoas. É mais um canal para divulgar você ou o seu negócio. No Instagram é possível também postar anúncios pagos e com certeza vão te te ajudar sobre como enfrentar o desemprego.

Blog

Sim, tenha um blog. Ele é um ótimo canal de interação e vínculo com seu público-alvo e uma excelente ferramenta para divulgar você também quando o assunto é: como enfrentar o desemprego. Você poder ter um blog por meio da plataforma WordPress, uma das melhores, mais usadas no Mundo e mais fáceis de utilizar. Nele você vai postar textos, imagens e vídeos que têm a ver com o que você quer oferecer para o seu consumidor.

E sabe o que super legal neste canal é que você pode compartilhar o conteúdo dele no Facebook e no Instagram a partir de um link. Além disso, como há uma limitação de texto no Facebook e no Instagram, basta você convidar o usuário para continuar lendo o conteúdo em seu blog.

E você pode ganhar dinheiro, inclusive, reservando espaços no seu próprio blog para anunciantes interessados em seus leitores. Isso é incrível. Você vai faturar divulgando seu produto ou serviço e ainda de quem anuncia. Mas, é claro, essa realidade de vender espaços para publicidade não acontece da noite para o dia ok?

Qualquer pessoa que deseja vender ter uma maior conexão com seu público e atrai-lo para comprar o seu produto ou serviço – em médio e longo prazo – deve pensar em ter um blog. E com você não seria diferente. Pense nisso!

Bem, hoje você aprendeu como enfrentar o desemprego apostando nas redes sociais e em um blog. Como viu são canais super importantes para você ser conhecido na internet, tornar-se um empreendedor ou mesmo aumentar sua renda mensal, ajudando outras pessoas com o conhecimento que você adquiriu ao longo de sua jornada profissional.

Se você desejar ter mais informações ou quer criar estas ferramentas ou mesmo escrever conteúdos, mas não sabe ou não tem tempo para isso, eu posso te ajudar. Basta me chamar pelo WhatsApp.

Se você gostou deste conteúdo fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais e com quem você julgue importante.

Um forte abraço e até mais…

Denise Nunes
Especialista em Marketing de Conteúdo