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Como-escrever-o-primeiro-conteúdo-para-blog

Conheça os principais passos para começar

Se você não tem um blog e quer começar a escrever para o seu público-alvo ou quer que alguém da sua equipe faça isso, mas…

  • Não sabe por onde começar
  • O que fazer
  • O que falar
  • Como falar…

… continue lendo este artigo para conhecer os 8 passos sobre como escrever o primeiro conteúdo para blog.

Veja como é prático:

#1 Pense primeiro para quem vai escrever

Eu acredito que se você já tem o blog já sabe para quem vai ser direcionado seu primeiro conteúdo e os demais que virão.  Saber quem é o seu leitor é extremamente importante para você adequar a linguagem e a abordagem dos temas.

Mas além de conhecer o perfil do seu público para adequar à mensagem, é preciso conferir também o que ele pesquisa na internet.  Assim, seu conteúdo será ainda mais direcionado. Este será o seu segundo passo: pesquisar o tema de forma estratégica.

#2 Pesquise um tema de interesse do público

Pesquise-um-tema-de-interesse-do-público

Se você quer ofertar conteúdos relevantes, o mais estratégico na hora de definir o tema do artigo é fazer a pesquisa de palavra-chave. Ela será a ponte que liga o seu negócio ao seu público-alvo.

A palavra-chave é a representação da necessidade do seu cliente, da dor, do desejo, da dúvida, do medo, até mesmo daquilo que ele ainda não sabe que precisa ou mesmo existe no mercado.

Para definir os temas, a partir do que o seu público pesquisa na internet, você deve utilizar algumas ferramentas como o próprio Google, o Planejador de palavras-chave do Google, o Google Trends e o Übersuggest.

#3 Escreva para depois editar

É uma prática muito comum de quem está começando a escrever é travar logo no primeiro parágrafo. Ou pela autocrítica extremamente forte ou pela suposta falta de habilidade.

Bem, o que eu posso te dizer é que para que você não desista logo no seu primeiro conteúdo…

  1. Escreva sem se preocupar – a princípio – com erros de ortografia e gramática, sem querer editar o tempo todo. Assim, o seu raciocínio flui de forma mais rápida. Depois do conteúdo elaborado, aí sim…corrija os possíveis erros de português e gramática.
  2. Sim. Todo mundo tem habilidade para escrever. Se você está travando, então pesquise primeiro alguns conteúdos que servirão de referência para o seu texto.

#4 Elabore conteúdos atrativos e relevantes

Elabore-conteúdos-atrativos-e-relevantes

Ao fazer a pesquisa por palavra-chave você já saberá qual o tema do seu artigo. Agora vem a segunda parte mais importante: elaborar um conteúdo que atenda às expectativas do leitor. Conteúdo que efetivamente entregue uma solução.

#5 Nada de enrolação

Isso vale tanto para as frases quanto para os parágrafos. Quanto mais longos os períodos, mas distante o leitor ficará do seu conteúdo. Isto não tem a ver com a qualidade do material, mas sim com o tempo. Cada vez mais as pessoas querem consumir conteúdos que tenha informações importantes, mas que também otimizem seu tempo de leitura.

Lembra quando eu falei sobre dar uma solução ao usuário? Então, se ele chegou até o seu conteúdo ele está atrás dessa solução no blog. Logo, vá direto ao ponto. Não, eu não estou dizendo que o seu conteúdo deve ser raso demais, mas ele precisa passar a mensagem, sem ficar cansativo.

O conteúdo deve ser extremamente importante para o seu público, com informações que resolvam aquilo que ele mais deseja. Mas também precisa ser objetivo.

#6 Chame sempre para uma ação

Chame-sempre-para-uma-ação

Com certeza você já leu algum artigo que ao final o autor pede para que você tome alguma ação. Por exemplo: compartilhar com os amigos ou nas redes sociais o conteúdo, para ler outro artigo dele, baixar um e-book ou outro material educativo, cadastrar-se para assistir a uma aula ao vivo/online ou para receber uma newsletter ou mesmo para comprar algo.

Você deve fazer o mesmo. Se você ainda não tem nenhum material como e-book, podcast, infográficos ou newsletter ou ainda não pensou em aulas ao vivo/online (por exemplo), a dica é – por enquanto – pedir para que ele compartilhe o conteúdo ou acesse novos textos.

#7 Use um título atraente

O título deve chamar a atenção e, claro, deve também conter a palavra-chave que você escolheu. Isso vai atrair, além do seu público, os mecanismos de busca, como o Google.

#8 Pense na imagem que será utilizada

Ao finalizar todo o processo de elaboração do conteúdo, pense agora na imagem que vai representar a mensagem. Pense na imagem que será destacada e nas demais que ilustrarão alguns trechos do seu conteúdo. Harmonia e conexão. Estas serão a palavras de ordem durante a escolha das imagens.

Se você não pode ou não quer produzir as próprias imagens, há alguns sites que servem de banco de dados. Você pode também utilizar vídeos como um recurso de informação adicional.

Se você seguir estes 8 principais passos para escrever o primeiro conteúdo para blog… com certeza será muito mais fácil e prático os próximos textos que virão.

E lembre-se: você está escrevendo para alguém que precisa da sua solução. Então, faça da forma mais didática e atrativa possível. Você conseguirá!

Caso ainda precise de mais informação pode falar diretamente comigo pelo WhatsApp.

Se você gostou deste conteúdo fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais e com quem você julgue importante.

Um forte abraço e até mais…

Denise Nunes
Especialista em Marketing de Conteúdo