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A linha editorial servirá como um guia para gerar os conteúdos certos para as pessoas certas

Se você deseja elaborar conteúdos mais estratégicos que efetivamente sejam direcionados para o seu público-alvo, você necessariamente precisa elaborar uma linha editorial.

Uma boa linha editorial é essencial para criar um maior envolvimento com o seu público, fortalecendo, assim, a sua marca e gerando interesse pelo seu negócio.

Uma linha editorial assertiva será o seu guia para atrair, engajar e converter. E como fazer? Veja agora o passo a passo para definir a linha editorial do seu negócio:

1. Avalie primeiro quem realmente é o seu público

Se você ainda não sabe ou está na dúvida sobre quem é o seu público-alvo, este deve ser o primeiro passo. Por quê? Porque a linha editorial será toda elaborada com foco em quem você realmente quer atender. Afinal, os conteúdos só serão relevantes para quem os considerar relevantes, concorda?

2. Pesquise o que seu público busca na internet

Ao realizar a pesquisa considere alguns pontos como: qual a necessidade do seu público, qual dor, desejo, medos, dúvidas, problemas e como você poderá resolver tudo isso.

3. Escolha as palavras-chaves

E o que você vai pesquisar? As palavras-chaves. Elas representam um tema ou assunto e são utilizadas pelos mecanismos de busca (como o Google) para mostrar resultados mais importantes. Há algumas ferramentas de pesquisa que vão ajudar você ou sua equipe nesse processo de análise das palavras-chaves, entre elas o Google.

4. Pesquise o seu concorrente

Avalie o que a concorrência tem de conteúdo no blog e também nas redes sociais. Veja também se há comentários nestes canais. Isto é um prato cheio para construir um conteúdo com a dor/necessidade/desejo/dúvida que foi destacado naquele comentário. Quantos concorrentes pesquisar? Não precisa estudar todos, mas pelo menos de 2 a 3 concorrentes fortes.

5. Pesquise também seu concorrente indireto

São pessoas ou empresas que falam de assuntos voltados ao seu segmento e estão bem posicionados com os temas ou tema abordado. A ideia é descobrir quais os assuntos mais relevantes que levam o seu concorrente indireto a ficar, por exemplo, na primeira página do Google, ou que já o tornou autoridade no assunto. Aqui vale também observar os comentários, se existirem.

6. Construa as pautas dos conteúdos

A pauta é o resumo do que será abordado no conteúdo. Nela constam os seguintes tópicos:

  • Persona (personificação do seu público)
  • Título
  • Estágio do seu público (Ele ainda não conhece o seu negócio? Ele conhece o seu negócio? Ele já reconhece que o seu negócio é a solução?)
  • A palavra-chave
  • O que será abordado no conteúdo (descrição geral da pauta)
  • Chamada de ação (Para pessoa compartilhar o conteúdo, para baixar um ebook ou infográfico, para ler mais conteúdos da empresa, para comprar um produto ou serviço?)
  • Sugestão de referências sobre o assunto da pauta (Se houver necessidade)

7. Elabore o calendário editorial

O calendário editorial é um planejamento mais detalhado e é resultado do que você definiu na linha editorial. Nele há ainda outros itens importantes como as categorias, quais canais serão divulgados os conteúdos e quais os tipos de conteúdos serão utilizados.

Bem. Estes foram os passos para elaborar uma linha editorial que vai nortear toda a sua estratégia de conteúdo. Se você precisar de mais informações…basta falar diretamente comigo pelo WhatsApp.

E se gostou deste conteúdo fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais e com quem você julgue importante.

Um forte abraço e até mais…

Denise Nunes
Especialista em Marketing de Conteúdo